Destinos

Parque Nacional de Sete Cidades


O Parque Nacional de Sete Cidades causa profunda impressão pela grandiosidade e beleza cênica de seus monumentos naturais.
A primeira notícia sobre este local foi publicada em 09 de dezembro de 1.886 pelo cearense Jácome Avelino, que chamou de "Cidade Petrificada no Piauí".
O magnífico conjunto de monumentos existentes no Parque de Sete Cidades foi trabalhado pela ação dos ventos, das chuvas e do calor ao longo de pelo menos 190 milhões de anos.
O Parque está localizado ao norte do Estado do Piauí, nordeste do Brasil. Sua área pertence aos municípios de Piracuruca e Brasileira, ficando a uma distância de 190 km da capital do estado, Teresina.
O clima é tropical com temperatura média de 25 graus, sendo o período mais seco de julho a dezembro.
A visitação pública ao Parque e seus atrativos deve ser feita obedecendo-se aos e critérios e normas estabelecidas em seu Plano de Manejo, instrumento que permite ao visitante desfrutar da visita com maior segurança.
O Plano de Manejo destaca a importância de melhor resguardar a área destinada a preservação total com a importante missão de manter, conservar e garantir a sobrevivência das espécies em seus domínios naturais. A área aberta à visitação pública corresponde a aproximadamente 490 hectares, onde se localizam os monumentos geológicos, piscinas naturais e a cachoeira. A extensão do percurso é de 12 km.
O conjunto de pinturas rupestres existentes no Parque Nacional de Sete Cidades marca a criatividade de nossos antepassados. É um conjunto ordenado e harmônico, obedecendo a uma sequência regular com repetições intercaladas de alguns signos.
Nos desenhos predominam elementos decorativos: pontilhados, linhas retas e curvas, representações de animais, de mãos e ainda alguns símbolos como o sol, corpos estelares e sóis radiados, que atestam a influência do sol no cotidiano dos homens primitivos.
A fauna do Parque de Sete Cidades não é exclusiva do Cerrado nem da Caatinga, ocorrendo espécies que também habitam outros ecossistemas. Os mais variados animais silvestres encontram ali um lugar seguro. Tatu verdadeiro, mocó, raposa, veado mateiro, onça sussuarana, paca, tamanduá mirim, cutia e iguana podem ser vistos passeando livremente em seu habitat natural. Muitas espécies que haviam desaparecido da região voltaram após a criação do Parque e hoje convivem em harmonia com os visitantes.
O valor ambiental e as belezas das paisagens do Parque Nacional de Sete Cidades fazem dele um patrimônio sem fronteiras daí a importância de conhecê-lo e contribuir para a conservação de sua integridade.

55 (85) +5585999885621 | (085)99885621
email@extremonordeste.com